Tailândia News (Blog N. 572 do Painel do Coronel Paim) - Jornal O Porta-Voz

Este blog procura enfatizar acontecimentos que comprovam o funcionamento sistêmico da economia mundial, na qual, através de um sistema de "vasos comunicantes", fatos localizados, mas de grande amplitude, afetam o sistema econômico planetário, como um todo e, vice-versa.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

G20 não alivia tensões e bolsas europeias fecham em queda (Postado por Lucas Pinheiro)

As bolsas de valores da Europa encerraram a sexta-feira (4) em queda, com os bancos italianos liderando o movimento depois de o rendimento dos bônus do país atingir recorde de alta em meio à recusa do país de aceitar ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI). Um clima generalizado de incertezas na zona do euro também não foi dissipado pela reunião do G20 em Cannes. Além disso, o dia é decisivo para a Grécia, com o governo do primeiro-ministro George Papandreou "lutando" para sobreviver em meio à crise financeira do país.

Papandreou espera receber um "voto de confiança" do Parlamento nesta sexta, por volta das 20h (horário brasileiro de verão). Há a chance de que ele deixe o governo após tanto desgaste.

A Grécia desistiu de realizar o referendo anunciado pelo primeiro-ministro, o que poderia levar a zona do euro a uma crise pior, segundo disse, nesta sexta-feira, em comunicado, o ministro das Finanças Evangelos Venizelos.

Em 1º de novembro, Papandreou provocou novas turbulências nos mercados e na zona do euro ao anunciar que convocaria um referendo sobre o novo pacote de ajuda da União Europeia, perguntando aos eleitores se querem adotá-lo ou não.

Na Itália, o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, recusou nesta sexta uma oferta de recursos do FMI, que colocou o país sob supervisão.

Índices
Nos mercados, o índice FTSEurofirst 300 de bolsas europeias caiu 0,9%, para 981 pontos, acumulando na semana recuo de 3,6%, o primeiro em seis meses.

Os bancos italianos Intesa SanPaolo e UniCredit perderam, respectivamente, 4,8% e 6,6%.

Frankfurt fechou em baixa de 2,72%, Paris, em queda de 2,25%, Milão, recuo de 2,66% e Madri, de 1,33%. Fora da Eurozona, a Bolsa de Londres perdeu 0,33%.

*Com informações da Reuters e da AFP

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial