G20 não alivia tensões e bolsas europeias fecham em queda (Postado por Lucas Pinheiro)
Papandreou espera receber um "voto de confiança" do Parlamento nesta sexta, por volta das 20h (horário brasileiro de verão). Há a chance de que ele deixe o governo após tanto desgaste.
A Grécia desistiu de realizar o referendo anunciado pelo primeiro-ministro, o que poderia levar a zona do euro a uma crise pior, segundo disse, nesta sexta-feira, em comunicado, o ministro das Finanças Evangelos Venizelos.
Em 1º de novembro, Papandreou provocou novas turbulências nos mercados e na zona do euro ao anunciar que convocaria um referendo sobre o novo pacote de ajuda da União Europeia, perguntando aos eleitores se querem adotá-lo ou não.
Na Itália, o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, recusou nesta sexta uma oferta de recursos do FMI, que colocou o país sob supervisão.
Índices
Nos mercados, o índice FTSEurofirst 300 de bolsas europeias caiu 0,9%, para 981 pontos, acumulando na semana recuo de 3,6%, o primeiro em seis meses.
Os bancos italianos Intesa SanPaolo e UniCredit perderam, respectivamente, 4,8% e 6,6%.
Frankfurt fechou em baixa de 2,72%, Paris, em queda de 2,25%, Milão, recuo de 2,66% e Madri, de 1,33%. Fora da Eurozona, a Bolsa de Londres perdeu 0,33%.
*Com informações da Reuters e da AFP
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial