Tailândia News (Blog N. 572 do Painel do Coronel Paim) - Jornal O Porta-Voz

Este blog procura enfatizar acontecimentos que comprovam o funcionamento sistêmico da economia mundial, na qual, através de um sistema de "vasos comunicantes", fatos localizados, mas de grande amplitude, afetam o sistema econômico planetário, como um todo e, vice-versa.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bovespa opera em forte queda com pessimismo sobre Espanha (Postado por Lucas Pinheiro)

Depois do tombo de mais de 2% na sexta-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) dá continuidade à trajetória de queda nesta segunda (23), com o clima de pessimismo generalizado que assola os mercados internacionais devido aos temores de que a Espanha precise de resgate e de que a Grécia saia da zona do euro.

Às 11h47 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 3,04%, aos 52.548 pontos.

Na sexta-feira, o principal indicador do mercado acionário brasileiro fechou em queda de 2,08%, aos 54.194 pontos, após três altas seguidas.

O mau humor generalizado, que penaliza ainda bolsas de valores e commodities, decorre de crescentes preocupações de que a Espanha seja obrigada a pedir ajuda financeira para toda sua economia, e não apenas ao sistema financeiro.

Depois de Valência na sexta-feira, a mídia espanhola reportou que várias outras entre as 17 regiões administrativas autônomas da Espanha também podem pedir ajuda, incluindo as duas maiores: Catalunha e Andaluzia.

Nesta segunda, o Banco da Espanha, banco central do país, afirmou que a economia contraiu 0,4% no segundo trimestre na comparação com o primeiro, depois de ter sofrido uma contração de 0,3% nos três primeiros meses do ano.

A Grécia também volta ao foco dos mercados. O receio de que o país saia da zona do euro ganhou força antes de Atenas receber na terça-feira uma equipe da troica, em meio aos temores de que a nação não consiga cumprir as condições de um acordo de resgate internacional.

No Brasil, foi conhecida nesta manhã a previsão do mercado financeiro divulgada pelo boletim Focus, do Banco Central. A expectativa dos economistas dos bancos para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2012 passou de 4,87% para 4,92% na semana passada. O relatório é fruto de levantamento com mais de 100 instituições financeiras. Para 2013, a expectativa dos analistas para o IPCA foi mantida em 5,5%.

Sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, a estimativa dos analistas dos bancos permaneceu estável em 1,90% na última semana. Para 2013, a previsão continuou em 4,10% de expansão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial