Tailândia News (Blog N. 572 do Painel do Coronel Paim) - Jornal O Porta-Voz

Este blog procura enfatizar acontecimentos que comprovam o funcionamento sistêmico da economia mundial, na qual, através de um sistema de "vasos comunicantes", fatos localizados, mas de grande amplitude, afetam o sistema econômico planetário, como um todo e, vice-versa.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

1º semestre tem maior percentual de cheques devolvidos em 2 anos (Postado por Erick Oliveira)

No primeiro semestre deste ano, 1,93% dos cheques em todo o país foram devolvidos por estarem sem fundos, o maior percentual registrado no acumulado dos seis primeiros desde 2009, quando houve 2,30% de devoluções, aponta nesta quarta-feira (20) a Serasa Experian. Em igual período de 2010, o índice foi de 1,87%.
De janeiro a junho deste ano, foram 9,8 milhões de cheques devolvidos e 508,8 milhões de cheques compensados.
Considerado somente o mês de junho, contudo, o percentual de cheques devolvidos foi de 1,93%, menor que os 2% de devoluções de maio, mas maior do que o índice de 1,75% de junho do ano anterior.

Para os economistas da Serasa, o aumento na devolução de cheques sem fundos no primeiro semestre segue os mesmos problemas encontrados em outras formas de pagamento e financiamento, que são a expansão do endividamento do consumidor, a inflação (que reduz os rendimentos familiares), as altas taxas de juros, a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e as restrições ao crédito.

Estados e regiõesDe janeiro a junho, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,87%). São Paulo foi o estado com menor percentual (1,46%).

Entre as regiões, a Norte registrou o maior percentual de devolução de cheques nos seis primeiros meses de 2011, com 4,07%. Na outra ponta do ranking está a região Sudeste, com 1,58%.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial